Pular para o conteúdo principal

Web design - projeto de CTD

A cidadania digital tem sido parte importante do conteúdo de Cultura e Tecnologias Digitais (CTD). 

Por meio do estudo de direitos e obrigações que normatizam o convívio social harmônico no ambiente digital, assim como no meio físico, vem permitindo observar quais responsabilidades recaem sobre a atividade virtual, como a Lei Geral de Proteção de Dados, o Marco Civil da Internet, a lei de Direitos Autorais e Direitos Humanos. 

Imagem livre de direitos autorais - Shopify
Entender as regras legais e as prescrições éticas envolvidas na ação digital amplia a presença propositiva de todos no ciberespaço, dimensão que representa mais que o ambiente digital, mas a maneira como essa presença é efetivada pela conduta de cada usuário. 

Para incluir os alunos de CTD no ciberespaço como protagonistas, o Projeto Web Design ofereceu aos estudantes da EEEM Santa Isabel (Viamão, RS) as ferramentas teóricas e práticas para a construção de sites com conteúdos planejados e executados pelos próprios alunos com autonomia. 

Os sites foram projetados a partir de grupos em todas as turmas que funcionaram como agências de conteúdo. Os temas, todos de cunho social, foram pensados em conjunto com as turmas. A partir disso, as agências/grupos iniciaram o processo de planejamento e construção de seus sites, o que envolveu a concepção editorial desde o nível gráfico ao textual verbal com a noção intuitiva de que a informação é emitida e recebida de forma total em leituras semióticas. 

O resultado é agora compartilhado com a comunidade escolar, mas não somente ela, por meio da própria internet, início, meio e fim do processo de comunicação digital. 

Todos os sites estão no ciberespaço e cada um traz informações úteis à cidadania. 

Os autores podem ser conhecidos, muitos, nos próprios sites. Nem todos estão acabados. Na internet, nada está. Contudo, o objetivo é perceber que frente à oportunidade de colocar em prática a criatividade e habilidades web, alunos que nunca haviam trabalho com web design puderam experimentar de modo efetivo o uso das ferramentas digitais para vencer dificuldades e libertar ideias que fazem propostas ao mundo. Cada página é viva e sua construção e reformulação são parte da tarefa própria de alimentar os sites em processos constantes de inovação. 

Para acessar os sites basta clicar sobre o nome de cada um deles (hiperlink). 

SITES DE CADA TURMA DE CTD. Prestigie!  

Turma 101 

Mentes em (des)caso

Todos contra o bullying

Por menos lixo 

Tudo sobre todos 

Movimento LBGT


Turma 102 

Academia total

HappyLife

School Help

Ler Aprender 

Frases que você procura


Turma 103 

Basta de violência 

Defesa à violência

Contra Violência

100 Violência

Viva ao LGBT


Turma 104 

Reciclagem no cotidiano 

Causa animal 

Eco Futuro 

Desmatar é matar 

Eco World 


Turma 105 

Vida animal 

Direitos dos animais 

Alimentação dos cães 

Curiopets 

AUjuda Para Pets

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uso de apps de texto

Os aplicativos de texto são ferramentas de trabalho indispensáveis para a comunicação contemporânea.  Eles permitem a redação de textos formais e informais em todos os gêneros e oferecem recursos de formatação que vão da simples apresentação com objetivos estéticos até padrões técnicos.  No trabalho de pesquisa sobre as normas para o uso da internet, o uso dos apps de edição de texto são uma das habilidades desenvolvidas.  Abaixo estão modelos de capa e fundamentação teórica básica para o grau inicial da pesquisa.  Leia as instruções que estão nas imagens.  Aqui estão links para pacotes office que podem ser instalados sem custos no computador ou celular para editar textos em diferentes formatos.  Clique aqui para obter o Libre Office  Clique aqui para obter o WPS Office  Na capa: nome da escola em Arial, tamanho 14, negrito. Demais elementos textuais: Arial, tamanho 12 sem negrito. Alinhamento do texto: centralizado. Espaço duplo entre nome da escola e bloco de texto de identificação d

Internet: terra com lei

 A internet foi considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011 como um direito básico individual devido à natureza da atividade digital. Por meio da rede mundial de computadores, pessoas de todas as nacionalidades e culturas podem ter acesso a conhecimentos, podem manifestar opiniões e criar trocas culturais que fortalecem a diversidade cultural.  Imagem: PixaHive Contudo, assim como nos espaços físicos, o ciberespaço exige regras para que seja seguro, haja respeito a direitos e possa ser um ambiente saudável e construtivo.  TRABALHO Em grupos, a pesquisa dirigida às normas legais que regulam ou pretendem regular o uso da internet no Brasil pode ser feita a partir dos links abaixo:  LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (clique aqui para acessar) MARCO CIVIL DA INTERNET (clique aqui para acessar)  PROJETO DE LEI DAS FAKE NEWS 2023 (clique aqui para acessar )  As orientações para o trabalho foram passadas em aula.