Pular para o conteúdo principal

Techné


Salve, gente! 

Aqui pelo blog vamos compartilhar conteúdos da disciplina e postar trabalhos desenvolvidos durante o curso.  

Lembram da tarefa de procurar um significado para a palavra techné? 

Sei que pode não ser tão fácil, pois estamos investigando um termo grego e que tem significados distintos. Ele nos ajuda a compreender a tecnologia como uma evolução do conhecimento e uma construção de habilidades e competências técnicas que são fundamentais para perceber o desenvolvimento do que chamamos tecnologia. 

Deixo para vocês um vídeo ilustrativo e também um breve material textual explicativo e outro sobre sobre o vídeo traduzindo do Espanhol para o Português as informações que ele contém. 

Tela: 3'36 - Em princípio, o termo grego techné, que que corresponde ao latino arte, constitui a raiz etimológica da palavra "técnica", é traduzido habitualmente como "arte", "habilidade", "destreza". 

3'42 - Platão (filósofo grego) - Na literatura filosófica, techné não é somente concebida como uma classe particular de atividade, mas como uma classe de conhecimento. Em Platão, que foi o primeiro a tratar dessa noção com profundidade, techné e episteme, arte e conhecimento científico (ou sistemático) são noções estreitamente associadas. 

3'55 - Techné como uma habilidade ligada ao trabalho físico e com menos participação da linguagem.
4'05 - Techné como habilidades e competências de linguagem e pouca atividade física. 

Em geral, podemos concluir que a techné está presente em toda a atividade técnica humana. Ela é ao mesmo tempo teoria e prática juntas como uma qualidade de todo o ser humano sendo sua própria capacidade de produzir conhecimento ou se expressar artisticamente. Manifesta ainda o poder para construir tecnologias úteis, criadas ou inventadas para facilitar ações e resolver problemas em diferentes dimensões da vida. A techné surgiu, então, como a tentativa de entender e dominar a realidade com processos lógicos e eficientes. "Ao fabricar a charrua, ao construir o aqueduto, ao inventar a ferramenta... em cada ofício a mão fazia aparecer objetos, formas novas de morar na natureza." (Buzzi, p.124). Tudo isso é techné. 

Uma outra abordagem do conceito nos permite concluir que techné também está na origem, por exemplo, da capacidade que hoje se manifesta no uso criativo pessoal de quaisquer ferramentas, inclusive as tecnológicas digitais, para produzir inovações nas mais variadas áreas do saber humano. Um hábito comum na sociedade digital, que é o "mundo", a "natureza" onde o homem tecnológico vive.    

Como, por exemplo, a adaptação do uso dos celulares para fazer selfies que são postadas nas mais diferentes plataformas, uma marca cultural da comunidade tecnológica digital. A selfie permitiu a pessoas anônimas criar facilmente seus registros imagéticos com qualidade e em quantidade, para compartilhar ou arquivar, sem precisar contratar serviços de fotografia ou depender e outros para disparar os cliques.  

Os meios de comunicação, portanto, são evoluções técnicas e tecnológicas que começam pela faculdade humana descrita pela techné e que estão disponíveis às trocas comunicativas necessárias à sociedade e ao seu desenvolvimento. 

As tecnologias modernas, o que inclui as mídias analógicas, eletrônicas e digitais, são consequências do desenvolvimento da techné: a técnica levou à invenção de ferramentas físicas, como uma pá ou um arado, ferramentas teóricas, como as linguagens e suas evoluções chegaram hoje às mais sofisticadas máquinas cibernéticas e inteligências artificiais. 

Técnica e tecnologia expressam o conhecimento humano em fases e graus diferentes, cada vez mais elevados e aplicados às necessidades, das simples às sofisticadas, das amadoras às profissionais, das pessoais às sociais. 

Assista o vídeo e veja se consegue pegar a ideia, apesar da diferença de idioma.

Vocabulário 

Episteme = conhecimento fundamentado, o que podemos entender hoje como um saber demonstrável, que se pode provar, um saber teórico-racional ou empírico-científico. 

Empírico = experiência, aquilo do qual se pode ter uma experimentação, principalmente sensorial. 



BUZZI, Arcângelo. Introdução ao pensar. Vozes. Petrópolis,1989. 
Ilustração: dreamstime

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uso de apps de texto

Os aplicativos de texto são ferramentas de trabalho indispensáveis para a comunicação contemporânea.  Eles permitem a redação de textos formais e informais em todos os gêneros e oferecem recursos de formatação que vão da simples apresentação com objetivos estéticos até padrões técnicos.  No trabalho de pesquisa sobre as normas para o uso da internet, o uso dos apps de edição de texto são uma das habilidades desenvolvidas.  Abaixo estão modelos de capa e fundamentação teórica básica para o grau inicial da pesquisa.  Leia as instruções que estão nas imagens.  Aqui estão links para pacotes office que podem ser instalados sem custos no computador ou celular para editar textos em diferentes formatos.  Clique aqui para obter o Libre Office  Clique aqui para obter o WPS Office  Na capa: nome da escola em Arial, tamanho 14, negrito. Demais elementos textuais: Arial, tamanho 12 sem negrito. Alinhamento do texto: centralizado. Espaço duplo entre nome da escola e bloco de texto de identificação d

Web design - projeto de CTD

A cidadania digital tem sido parte importante do conteúdo de Cultura e Tecnologias Digitais (CTD).  Por meio do estudo de direitos e obrigações que normatizam o convívio social harmônico no ambiente digital, assim como no meio físico, vem permitindo observar quais responsabilidades recaem sobre a atividade virtual, como a Lei Geral de Proteção de Dados, o Marco Civil da Internet, a lei de Direitos Autorais e Direitos Humanos.  Imagem livre de direitos autorais - Shopify Entender as regras legais e as prescrições éticas envolvidas na ação digital amplia a presença propositiva de todos no ciberespaço, dimensão que representa mais que o ambiente digital, mas a maneira como essa presença é efetivada pela conduta de cada usuário.  Para incluir os alunos de CTD no ciberespaço como protagonistas, o Projeto Web Design ofereceu aos estudantes da EEEM Santa Isabel (Viamão, RS) as ferramentas teóricas e práticas para a construção de sites com conteúdos planejados e executados pelos próprios alun

Internet: terra com lei

 A internet foi considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011 como um direito básico individual devido à natureza da atividade digital. Por meio da rede mundial de computadores, pessoas de todas as nacionalidades e culturas podem ter acesso a conhecimentos, podem manifestar opiniões e criar trocas culturais que fortalecem a diversidade cultural.  Imagem: PixaHive Contudo, assim como nos espaços físicos, o ciberespaço exige regras para que seja seguro, haja respeito a direitos e possa ser um ambiente saudável e construtivo.  TRABALHO Em grupos, a pesquisa dirigida às normas legais que regulam ou pretendem regular o uso da internet no Brasil pode ser feita a partir dos links abaixo:  LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (clique aqui para acessar) MARCO CIVIL DA INTERNET (clique aqui para acessar)  PROJETO DE LEI DAS FAKE NEWS 2023 (clique aqui para acessar )  As orientações para o trabalho foram passadas em aula.