Salve, gente!
Aqui pelo blog vamos compartilhar conteúdos da disciplina e postar trabalhos desenvolvidos durante o curso.
Lembram da tarefa de procurar um significado para a palavra techné?
Sei que pode não ser tão fácil, pois estamos investigando um termo grego e que tem significados distintos. Ele nos ajuda a compreender a tecnologia como uma evolução do conhecimento e uma construção de habilidades e competências técnicas que são fundamentais para perceber o desenvolvimento do que chamamos tecnologia.
Deixo para vocês um vídeo ilustrativo e também um breve material textual explicativo e outro sobre sobre o vídeo traduzindo do Espanhol para o Português as informações que ele contém.
Tela: 3'36 - Em princípio, o termo grego techné, que que corresponde ao latino arte, constitui a raiz etimológica da palavra "técnica", é traduzido habitualmente como "arte", "habilidade", "destreza".
3'42 - Platão (filósofo grego) - Na literatura filosófica, techné não é somente concebida como uma classe particular de atividade, mas como uma classe de conhecimento. Em Platão, que foi o primeiro a tratar dessa noção com profundidade, techné e episteme, arte e conhecimento científico (ou sistemático) são noções estreitamente associadas.
3'55 - Techné como uma habilidade ligada ao trabalho físico e com menos participação da linguagem.
4'05 - Techné como habilidades e competências de linguagem e pouca atividade física.
Em geral, podemos concluir que a techné está presente em toda a atividade técnica humana. Ela é ao mesmo tempo teoria e prática juntas como uma qualidade de todo o ser humano sendo sua própria capacidade de produzir conhecimento ou se expressar artisticamente. Manifesta ainda o poder para construir tecnologias úteis, criadas ou inventadas para facilitar ações e resolver problemas em diferentes dimensões da vida. A techné surgiu, então, como a tentativa de entender e dominar a realidade com processos lógicos e eficientes. "Ao fabricar a charrua, ao construir o aqueduto, ao inventar a ferramenta... em cada ofício a mão fazia aparecer objetos, formas novas de morar na natureza." (Buzzi, p.124). Tudo isso é techné.
Uma outra abordagem do conceito nos permite concluir que techné também está na origem, por exemplo, da capacidade que hoje se manifesta no uso criativo pessoal de quaisquer ferramentas, inclusive as tecnológicas digitais, para produzir inovações nas mais variadas áreas do saber humano. Um hábito comum na sociedade digital, que é o "mundo", a "natureza" onde o homem tecnológico vive.
Os meios de comunicação, portanto, são evoluções técnicas e tecnológicas que começam pela faculdade humana descrita pela techné e que estão disponíveis às trocas comunicativas necessárias à sociedade e ao seu desenvolvimento.
Técnica e tecnologia expressam o conhecimento humano em fases e graus diferentes, cada vez mais elevados e aplicados às necessidades, das simples às sofisticadas, das amadoras às profissionais, das pessoais às sociais.
Assista o vídeo e veja se consegue pegar a ideia, apesar da diferença de idioma.
Vocabulário
Episteme = conhecimento fundamentado, o que podemos entender hoje como um saber demonstrável, que se pode provar, um saber teórico-racional ou empírico-científico.
Empírico = experiência, aquilo do qual se pode ter uma experimentação, principalmente sensorial.
Comentários
Postar um comentário